Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Danazol no tratamento da endometriose

Danazol é um derivado da 17 a-etiniltestosterona e tem ações sobre os receptores de androgênios, progesterona e glicocorticóides inibindo a esteroidogênese, aumentando a fração livre da testosterona e tem também, ação imunomoduladora. Portanto, atua bloqueando o eixo hipotálamo-hipófise-ovário e também no microambiente peritoneal, levando á diminuição do processo inflamatório e regressão dos implantes. A dose preconizada varia de 400 a 800 mg/dia, devendo ser alcançada a amenorréia e alívio da dor com a menor posologia possível, a efetividade da droga é de aproximadamente 90%.
Segundo a Cochrane, apesar dos poucos estudos, o danazol é eficaz para o alívio da dor, entretanto seu uso é restrito devido aos efeitos colaterais acentuados, principalmente os hiperandrogênicos. Porém, seus efeitos colaterais como a hepatopatia, ganho de peso, edema generalizado, fadiga, redução do volume mamário, acnes, aumento da oleosidade na pele limitam o uso da medicação.