Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Tratamento da endometriose

Quando identificada precocemente, a endometriose é mais facilmente tratada, ao contrário dos casos onde as lesões são muito extensas. O objetivo do tratamento irá depender da queixa da paciente, podendo ser o controle da dor ou a correção da infertilidade. O controle da dor é realizado através de antiinflamatórios e de tratamento hormonal. O tratamento hormonal também tem como objetivo suspender as menstruações, evitando-se a progressão da doença, e promover a regressão dos focos de endometriose. Este tratamento pode ser realizado através da utilização de pílulas anticoncepcionais usadas de modo contínuo (sem interrupção), de derivados sintéticos da progesterona, de derivados sintéticos da testosterona e de análogos do GnRH (hormônio liberador das gonadotrofinas). Todos os tratamentos apresentam resultados positivos e promovem uma menopausa artificial e regressão expressiva dos focos de endometriose. As medicações não são isentas de efeitos colaterias e a escolha sobre qual utilizar deve ser feita conjuntamente com o médico da paciente. Infelizmente, mesmo tratando a endometriose, ela pode retornar após a suspensão do tratamento.
Por vezes o tratamento cirúrgico torna-se mandatório, especialmente nos casos onde as lesões são muito extensas ou quando os focos de endometriose são muito grandes.