Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Videolaparoscopia na suspeita clínica de endometriose

O principal sintoma relacionado à endometriose é a dismenorreia, que se distingue da dismenorreia primária por apresentar caráter progressivo. Além do mais, trata-se de dor refratária ao tratamento medicamentoso habitual. Todavia, uma ampla variabilidade de sinais e sintomas, dentre os quais se apresenta a dor pélvica, são comuns a inúmeras patologias tais como infecções pélvicas, miomatose uterina, afecções urológicas, gastrointestinais e músculo-esqueléticas. Desta maneira, o diagnóstico deve ser feito de maneira acurada, dada as diferentes abordagens terapêuticas necessárias para cada patologia. Sendo assim, a laparoscopia diagnóstica, técnica cirúrgica minimamente invasiva, surge como ferramenta essencial para o diagnóstico diferencial de doenças intra-abdominais, permitindo a inspeção direta de amplas áreas de superfície de órgãos intra-abdominais, realização de biópsias dirigidas e coleta de aspirados bem como tornando possível a intervenção terapêutica.
 A videolaparoscopia apresenta-se atualmente como exame padrão-ouro para o diagnóstico da endometriose na medida em que possibilita, por meio da visibilização direta da lesão suspeita, a realização da biópsia dirigida, confirmando o diagnóstico por meio do exame anatomopatológico. Desta maneira, tratamento dirigido à endometriose pode ser indicado, não incorrendo em indicações errôneas de tratamentos prolongados e desnecessários (clínicos e/ou cirúrgicos) ou atrasos na indicação do tratamento adequado, quando o diagnóstico é baseado apenas na característica laparoscópica da lesão.