Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Conhecendo a endometriose

A endometriose é uma condição comum que afeta mulheres durante os anos reprodutivos. Isso ocorre quando o tecido normal a partir do revestimento do útero, (do endométrio), que está ligado aos órgãos da pélvis começa a crescer. Esta deslocação do tecido endometrial provoca irritação na pélvis, que pode levar a dor e infertilidade.
Especialistas não sabem por que algumas mulheres desenvolvem a endometriose. Durante cada período menstrual, a maior parte do revestimento do útero e sangue é derramado através do colo do útero e na vagina. No entanto, alguns desses tecidos entram na pélvis, através dos tubos de falópio. As mulheres que desenvolvem a endometriose simplesmente são incapazes de limpar a pélvis dessas células.
Os primeiros implantes de endometriose parecem pequenos, manchas planas, bolhas ou manchas polvilhadas na superfície pélvica. As manchas podem ser claras, brancas, marrom, vermelhas, pretas ou azuis. A severidade e curso da endometriose é altamente imprevisível. Algumas mulheres podem ter alguns implantes de endometriose sobre a superfície da bacia, o peritoneu, ou órgãos pélvicos, ou podem invadir o peritoneu e crescer como nódulos. A endometriose pode crescer na superfície do ovário como implantes, ou invadir o ovário e desenvolver um cisto cheio de sangue chamado de endometrioma, ou um "cisto tipo chocolate" .Cistos de chocolate são assim chamados porque ao longo do tempo o sangue que eles contêm escurece até um avermelhado profundo ou de cor marrom. Estes cistos podem ser tão pequenom como uma ervilha ou crescer para ser maior do que uma toranja. A endometriose pode irritar o tecido circundante e produzir tecido cicatricial interno chamado de aderências. Estas aderências podem juntar os órgãos pélvicos e cobri-los por completo. As adesões podem manter as trompas coladas ao óvulo do ovário durante a ovulação. A endometriose também pode crescer nas paredes do intestino ou no tecido entre a vagina e o recto.
Até 10% de todas as mulheres podem ter endometriose. Muitas mulheres que têm endometriose experimentam poucos ou nenhuns sintomas. Algumas mulheres experimentam cólicas menstruais severas, dor pélvica crônica, ou relações sexuais dolorosas.
Nalguns casos, a infertilidade pode ser o único sintoma de endometriose. Muitas vezes, a endometriose é diagnosticada quando uma mulher é sujeita a cirurgia pélvica por causa de um persistente cisto no ovário ou por outras razões. A endometriose pode afetar as mulheres que tiveram filhos e podem ocorrer em adolescentes e mulheres jovens.
Alguns especialistas acham que a endometriose é mais provável de ser encontrada em mulheres que nunca estiveram grávidas. A endometriose pode ser encontrada em 24% a 50% de mulheres que sofrem de infertilidade e em mais de 20% de mulheres com dor pélvica crónica.

A endometriose é classificada em quatro estágios (I-mínimo, II-leve, III-moderado e IV-grave), dependendo da localização, extensão e profundidade de implantes de endometriose, presença e severidade de adesões; e a presença e tamanho dos endometriomas. A maioria das mulheres têm endometriose mínima ou leve, que se caracteriza por implantes superficiais e aderências leves. Endometriose moderada e severa é caracterizada por cistos de cor de chocolate e aderências mais severas. A fase de endometriose, não tem correlação com a presença ou a gravidade dos sintomas.