Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Como a endometriose é diagnosticada

A endometriose não pode ser diagnosticada de modo isolado, apenas através dos sintomas. Seu médico pode suspeitar de endometriose se você estiver com problemas de fertilidade, cólicas menstruais, dor durante a relação sexual, ou dor pélvica crônica. Também pode suspetitar-se de endometriose quando existe um quisto do ovário persistente. A endometriose é frequentemente encontrada em familiares próximos, como uma mãe ou irmã. Lembre-se, no entanto, que muitas mulheres com endometriose não apresentam quaisquer sintomas.

Exame pélvico
Os resultados de um exame pélvico podem levar seu médico a suspeitar de endometriose. O médico pode sentir um nódulo atrás do colo do útero durante um exame vaginal e retal combinado, ou o útero pode estar inclinado para trás ou retrovertido. Um ou ambos os ovários podem ser ampliados ou fixos na posição. Ocasionalmente, os implantes da endometriose podem ser visíveis na vagina ou no colo do útero. Embora o seu médico possa suspeitar de endometriose, com base em sua história clinica e resultados de um exame pélvico, a realização de biópsia  é necessária para confirmar a endometriose.

Laparoscopia
A laparoscopia é um procedimento cirúrgico ambulatorial que permite ao médico ver os órgãos pélvicos e verificar a endometriose. Durante a laparoscopia, uma câmara fina chamada de laparoscópio, é inserida no abdómen através de uma pequena incisão próximo do umbigo. O laparoscópio permite ao cirurgião ver a superfície do útero, trompas de Falópio, ovários e outros órgãos pélvicos.
A extensão da endometriose é avaliada durante a laparoscopia. Um sistema de teste clínico é usado para descrever o grau de endometriose, aderências e quistos endometrioma no ovário. Uma pontuação de 1 a 15 indica endometriose mínima ou leve e uma pontuação de 16 ou mais indica a doença moderada ou grave.
O seu médico pode decidir tratar a endometriose durante a laparoscopia. Incisões pequenas adicionais permitem que o seu médico possa inserir instrumentos cirúrgicos. A endometriose pode ser coagulada, vaporizada, queimada, ou cortada, e tecido de cicatriz ou cistos ovarianos podem ser removidos. Durante a laparoscopia, o seu médico pode determinar se suas trompas estão abertas, injetando corante através do colo uterino no útero. Se os tubos estão abertos, o corante irá fluir para fora das extremidades dos tubos de Falópio.

Outros procedimentos de diagnóstico
Em casos especiais, o médico pode utilizar técnicas especiais de imagem, como ultra-som, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (MRI) para reunir mais informações sobre a sua pélvis. Estes procedimentos podem identificar cistos e ajudar a caracterizar o fluido dentro de um cisto no ovário, embora um cisto de endometriose e um cisto normal de corpo lúteo possam ter uma aparência similar. Estes testes são úteis ao avaliar as mulheres que experimentam a infertilidade e/ou dor pélvica crônica.