Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Dor associada a endometriose melhora com modificação de estilo de vida

Após o diagnóstico de endometriose, o seu médico irá considerar os seus sintomas, exame físico, resultados de testes, e seus objetivos e preocupações antes de aconselhar o tratamento que deve promover para combater a endometriose. As mulheres com sintomas leves podem beneficiar de mudanças de estilo de vida ou podem mesmo não necessitar de tratamento. A terapia hormonal pode ser sugerida quando a dor interfere com o trabalho ou com atividades diárias, uma vez que estas terapias normalmente reduzem a dor pélvica e dispareunia em mais de 80% das mulheres em quem a endometriose é diagnosticada. Uma vez que vários tratamentos eficazes estão disponíveis, a escolha é feita com base nos seus efeitos colaterais e custos. Tratamentos hormonais não são eficazes para grandes endometriomas ovarianos, e a cirurgia aqui torna-se necessária. A cirurgia também pode ser indicada quando o tratamento médico não for bem sucedido ou quando as condições médicas proibirem o uso de tratamentos hormonais.

Modificações do estilo de vida para tratamento da endometriose
Algumas mulheres descobriram que a sua dor é melhorada quando implementam exercícios e técnicas de relaxamento. Embora os suplementos naturais não tenham demonstrado reduzir a dor relacionada com endometriose, medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e naproxeno, reduzem as cólicas menstruais dolorosas. Quando a relação sexual dolorosa é um problema, a mudança de posição evita dor causada pela penetração profunda. Apesar destas medidas, o tratamento médico é frequentemente necessário.