Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Tratamento de endometriose com contraceptivos hormonais

Para tratamento da dor pélvica e reduzir as cólicas menstruais associadas a endometriose as pílulas anticoncepcionais muitas vezes reduzem estes sintomas. A utilização da pílula parece ser melhor do que qualquer outro recurso no tratamento dos sintomas de endometriose. 
As pílulas anticoncepcionais podem ser prescritas de forma contínua, sem pausa para a menstruação, em mulheres com endometriose. Os efeitos colaterais desta abordagem incluem a retenção de líquidos e manchas irregulares ou sangramento. Efeitos secundários graves de pílulas anticoncepcionais são muito raros e incluem acidente vascular cerebral, problemas vasculares e doenças cardíacas. Também se deve referir que a endometriose pode ser diagnosticada em mulheres que tomam a pílula e que pílulas anticoncepcionais nunca foram comprovadamente demonstradas como sistema de prevenção de desenvolvimento da endometriose.
Não existem dados disponíveis sobre o efeito de manchas contraceptivas transdérmicas e anéis vaginais contraceptivos sobre a endometriose.