Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Endometriose

A endometriose é a presença de tecido semelhante ao endométrio, com glândulas e estroma, fora da cavidade do útero. É uma causa importante de dor pélvica e infertilidade feminina podendo comprometer a qualidade de vida e levar ao desgaste físico e mental das pacientes acometidas, especialmente porque são frequentes as falhas e atrasos do diagnóstico, assim como as recidivas sintomáticas.
A endometriose é encontrada em mulheres de todos os grupos étnicos e sociais. Ocorre na fase reprodutora e na pós-menopausa imediata, o que apoia a idéia da sua dependência estrogênica.
A etiologia da endometriose é incerta. As teorias que buscam explicar sua patogenia podem ser organizadas em três grandes grupos:

(1º) o primeiro inclui a teoria do transplante do endométrio, engloba as teorias da menstruação retrógrada (proposta por Sampson em 1927), da disseminação do endométrio por transplante mecânico iatrogênico e disseminação hemática e linfática;
(2º) o segundo grupo refere ao desenvolvimento in situ, inclui a extensão direta através do miométrio e a metaplasia celômica, considera que resquícios celulares embrionários sob indução hormonal ou traumática sofreriam modificações estruturais, funcionais e proliferariam sob o peritônio com um aspecto endometrióide;
(3º) o terceiro grupo seria a combinação do transporte e do desenvolvimento in situ, levando a reprodução do endométrio em locais anômalos.

Endometriose é uma doença

A endometriose é uma doença em que o tecido que forma o revestimento do útero cresce fora da sua cavidade uterina. O revestimento do útero é chamada de endométrio.

A endometriose ocorre quando o endométrio cresce em seus ovários, intestino, e os tecidos que revestem sua pélvis. É incomum que o tecido endometrial possa espalhar além de sua região pélvica, mas não é uma situação impossível. O tecido endometrial que cresce fora do útero é conhecido como um implante endometrial.
As alterações hormonais do seu ciclo menstrual afetam o tecido endometrial podendo colocá-lo fora do lugar. Isso significa que o tecido vai crescer, engrossar, e quebrar. Ao longo do tempo, o tecido não tem para onde ir e fica preso em sua pélvis.

Este tecido preso em sua pélvis pode causar:
- irritação;
- a formação de cicatriz;
- aderências, em que o tecido se liga aos seus órgãos pélvicos;
- dor intensa durante seus períodos menstruais;
- problemas de fertilidade

A endometriose é uma condição ginecológica comum. Você não está sozinha no combate a este distúrbio.