Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Novo método de diagnóstico não invasivo da endometriose

Sintomas como dor pélvica cronica e infertilidade podem sugerir a presença da endometriose, mas, na ausência de focos de endometriose profunda ou endometriomas que podem ter sua suspeita diagnóstica observada em métodos de imagem como a ultrassonografia e a ressonância magnética, a laparoscopia é ainda necessária para a confirmação ou exclusão de focos de endometriose peritoneal superficial. Os estudos citados acima têm demonstrado grande concentração de pequenas fibras nervosas desmielinizadas C na camada funcional do endometrio tópico de mulheres com endometriose, em contraste com mulheres sem a doença e que não apresentam esse achado. Isso poderia se tornar um marcador relativamente simples desta condição através de biopsias do endométrio. Em estudo duplo-cego prospectivo, Al-Jefout et al. avaliaram a eficácia da detecção de endometriose por meio de curetagem uterina comparada à laparoscopia.
No total, 99 pacientes com sintomas relacionados com dor foram submetidas à curetagem uterina e posteriormente à laparoscopia para diagnóstico da doença. As amostras uterinas foram avaliadas por técnicas de imunoistoquímica. A laparoscopia foi indicada por uma série de sintomas relacionados com dor e infertilidade. Das 99 pacientes, 64 tiveram a confirmação laparoscópica de endometriose, sendo 50% peritoneal e 50% ovariana ou profunda.
Em mulheres que apresentavam diagnóstico de endometriose pela laparoscopia, a biopsia de endometrio apresentou uma densidade de fibras nervosas de 2,7 (+ 3,4) por mm2. Em pacientes sem endometriose, não foram observadas fibras nervosas na camada funcional do endometrio, com exceção de seis pacientes em que a biópsia foi positiva. Foi aventada a possibilidade de que essas seis pacientes apresentavam endometriose, porém, não foi diagnosticada pela laparoscopia. Somente um caso que foi diagnosticado como endometriose profunda pela laparoscopia não apresentou fibras nervosas na curetagem uterina.
Foi calculada especificidade de 83%, sensibilidade de 98%, valor preditivo positivo (VPP) de 91%, valor preditivo negativo (VPN) de 96%. Foi também avaliada a presença de fibras nervosas na camada funcional de pacientes com adenomiose, hiperplasia de endométrio, leiomioma uterino e pólipos endometriais, porém, não foram encontradas fibras sensoriais C nessas doenças, enfatizando ainda mais a presença única dessas fibras na camada funcional do endometrio em pacientes com endometriose.