Informações sobre a endometriose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da endometriose, identificando os tipos de problemas provocados.


Endometriose profunda

Todos os tipos de endometriose podem causar dor, porém, sugere-se que lesões de endometriose profunda estão associadas com um grau maior de dor e comprometimento da qualidade de vida da paciente. Wang et al., avaliaram a densidade e a presença de diferentes tipos de fibras nervosas em lesões de endometriose
profunda comparando com lesões de endometriose peritoneal avaliadas no estudo de Tokushige et al., utilizando-se de marcadores neurais específicos. Amostras teciduais foram coletadas de 31 mulheres com dor pélvica e endometriose profunda (média de 34,6 anos), havendo uma densidade muito maior de fibras nervosas em lesões de endometriose profunda (67,6 ± 65,1/mm2) do que nas lesões peritoneais (16,3 ± 10,0/mm2). Marcadores específicos sugeriram, como nas lesões peritoneais, que as fibras nervosas presentes na lesão profunda eram uma mistura de fibras sensoriais C, sensoriais A-delta, colinérgicas e adrenérgicas.
Outro estudo, em que 51 pacientes com suspeita clínica ou radiológica de endometriose que foram submetidas a videolaparoscopia com ressecção das lesões, foi demonstrado que o NGF (nerve growth factor), que é uma proteína que promove a sobrevivência de determinada população de nervos, apresentou forte expressão em lesões profundas, sendo um provável mediador de dor, além de indutor da expressão de neuropepitídeos que estão envolvidos na modulação da transmissão da dor central. No entanto, não tem sido clara a explicação do porquê de a expressão NGF ser significativamente maior em lesões profundas quando comparada a outras formas de endometriose.
Uma possível explicação seria de que a história natural da endometriose profunda seria diferente daquela das outras formas da doença devido a uma possível diferença etiopatogênica. Uma segunda possível explicação consiste no processo inflamatório que é frequentemente visto na endometriose profunda. Tem sido demonstrado que níveis de NGF são significativamente elevados em locais de inflamação e que sua produção pode ser aumentada por mediadores inflamatórios como interleucina-1 e TNF-alfa.
Em muitas mulheres com endometriose, a dor crônica pode ser exacerbada pela co-ocorrência de outras condições de dor intensa, como síndrome do intestino irritável, cistite intersticial, litíase renal de repetição, vulvodídea, fibromialgia e enxaquecas.
A inervação visceral de vários órgãos e tecidos chega à medula muitas vezes de forma convergente nos nervos aferentes, assim sendo, a dor produzida pela sensibilização periférica dos implantes ectópicos pode ser exacerbada por condições de dor que podem estar ocorrendo em outros lugares anatômicos.